Um termo frequentemente utilizado atualmente, o Upcycle e os preceitos de "upcycling" estão conquistando cada vez mais adeptos, entre clientes, designers e arquitetos. Em conceitos gerais, o Upcycle é a arte de ressignificar, isto é, de transformar peças e produtos que não possuem mais tanto interesse/viabilidade de uso, em uma nova finalidade, de modo a agregar maior valor.
O Upcycle na decoração está sendo visto como uma maneira de evitar o consumismo exacerbado, ao mesmo tempo em que auxilia na criação de soluções estéticas e funcionais para o que já temos em casa. Apesar de ser um pouco confundido com a reciclagem, o Upcycle se difere por dar novos significados aos produtos e estimular um novo uso, enquanto que a reciclagem, em geral, se reaproveita de materiais e o transforma em técnicas para o artesanato e para a customização em geral.
Para compreender de maneira mais simples, vamos à prática com alguns exemplos que podem ser feitos hoje mesmo na sua casa (é uma mistura de "Faça você mesmo" e que gera estímulos para nossa criatividade, atribuindo benefícios no quesito sustentável e até mesmo de estarmos incluindo memória, valor e história para algo que um dia nos foi muito atrativo).
E você? Já utilizou alguma técnica derivada do Upcycle? Deixe nos comentários sua ideia, sugestã ou comece ainda hoje aplicando o 'upcycling' em sua vida, transformando acúmulos desnecessários em peças com afeto!
E se você tem dúvidas sobre as possibilidades de decorar a casa gastando pouco, customizando e reutilizando, não deixe de solicitar uma consultoria através do email contato@nathalydomiciano.com
Comentarios